Sobre a Shiseido

HISTÓRIA

A Shiseido foi fundada em 1872 e é a mais antiga empresa de cosméticos do mundo. Arinobu Fukuhara, antigo farmacêutico-chefe da marinha japonesa, abriu a primeira farmácia particular em estilo ocidental do Japão em Ginza, o centro da moda e da cultura no Japão. Preocupado com a má qualidade dos produtos farmacêuticos vendidos ao público, Arinobu abriu a Farmácia Shiseido a fim de introduzir produtos farmacêuticos nos moldes ocidentais, numa época em que a medicina à base de ervas ainda predominava. Esta farmácia de vanguarda, fortemente direcionada à pesquisa e ao desenvolvimento, cresceu a ponto de tornar-se uma das mais antigas empresas existentes no Japão.

Os alicerces da Shiseido, lançados há mais de um século, e seu espírito pioneiro, que combina a estética do oriente com a ciência e a tecnologia comercial do ocidente, permanecem vivos até os dias de hoje, servindo como filosofia em que se baseiam as atividades corporativas da Shiseido.

Já se passaram mais de 135 anos desde a sua fundação. Hoje a Shiseido é conhecida mundialmente e está presente em aproximadamente 70 países. A empresa está sempre em busca de novidades, valores e recursos para proporcionar aos consumidores um estilo de vida saudável e prazeroso, sempre de forma inovadora e elegante. Uma empresa de tradição japonesa voltada para pessoas de todas as nacionalidades, origens, etnias e culturas. A companhia compromete-se com a alta qualidade dos produtos e serviços. Baseada no seu espírito de hospitalidade (OMOTENASHI) a Shiseido tem com o objetivo principal proporcionar aos seus consumidores beleza e saúde.

NO BRASIL

A Shiseido está presente no Brasil desde 1996. Naquela época os produtos eram comercializados por um distribuidor local. A partir de 2000 a empresa instalou-se como uma subsidiária no país. Seus produtos são fabricados e importados do Japão, EUA e França e vendidos em quase todo território nacional.

A ORIGEM DO NOME

O nome Shiseido tem origem de uma expressão chinesa que significa "Todas as coisas que vêm da Mãe Terra", da qual foi tirada de um clássico poema chinês chamado "O Rei Li", escrito há aproximadamente 2000 anos. O mesmo nome pode ser interpretado também como "louvar as virtudes da terra que alimenta uma nova vida e produz valores importantes".

Os três caracteres de origem chinesa "Shi", "Sei" e "Do" significam "recursos", "vida" e "casa" respectivamente.

 

 

O SÍMBOLO CAMÉLIA

A flor camélia surgiu como a marca inicial da empresa em 1915, o símbolo do produto mais conhecido da Shiseido, CAMELLIA HAIR OIL. No final do século XIX, a marca registrada da farmácia Shiseido era um falcão que aparecia na embalagem da PASTA DE DENTES FUKUHARA. No entanto, com a virada do século e a mudança para a área de cosméticos um novo símbolo mais feminino fez-se necessário. O símbolo original da camélia com nove folhas foi desenhado por Shinzo Fukuhara, primeiro presidente da empresa e filho do fundador Arinobu Fukuhara . Em 1918 surgiu um desenho de sete folhas, muito parecido com aquele lançado em 1974 e que permanece até hoje.

OS CINCO PRINCÍPIOS DE GESTÃO

A Shiseido estabeleceu os seus cinco princípios de gestão em 1921. Estes princípios constituem, até hoje, a base da filosofia presente em todas as atividades da Shiseido.

  1. Qualidade em Primeiro Lugar: A busca constante da Shiseido pelos mais altos padrões de qualidade tem norteado suas atividades há mais de um século.
  2. Coexistência e prosperidade comum: A Shiseido procura compartilhar seus benefícios com todas as empresas e indivíduos associados a ela.
  3. Respeito pelo Consumidor: Todas as metas da Shiseido devem estar inteiramente direcionadas ao consumidor.
  4. Estabilidade Corporativa: A Shiseido deve estar fundamentada em uma infra-estrutura sólida, com metas de longo alcance.
  5. Sinceridade: As transações comerciais da Shiseido devem ser conduzidas com lealdade, honestidade e respeito.

CONSULTORAS DE BELEZA

A Shiseido oferece consultas personalizadas aos seus consumidores com o objetivo de realçar a beleza individual de cada um ao máximo. Todas as consultoras de beleza Shiseido são altamente treinadas e preparadas para atender as necessidades de cada consumidor e oferecer os produtos mais adequados a cada tipo de pele.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

 

Centro de Pesquisas Shiseido

O primeiro laboratório Shiseido ocupava um andar do prédio original da companhia em Ginza. Em 1939, os pesquisadores de vários departamentos de toda a empresa foram chamados para, juntos, formarem um centro de pesquisa em Yokohama. Atualmente os laboratórios realizam pesquisas em sete campos relacionados à pesquisa básica, segurança e análise, produtos inovadores e pesquisa de pele. Em termos de escala e qualidade, as instalações do Centro de Pesquisas Shiseido continuam inigualadas na indústria de cosméticos.

 

Centros Tecnológicos da Shiseido

Além do seu principal Centro de Pesquisa no Japão, a Shiseido estabeleceu centros na Europa, América e Ásia. Estes centros realizam pesquisas nos moldes reguladores relacionados aos cosméticos de cada país. Eles estão ligados à matriz da Shiseido através da Rede de Informações Tecnológicas e auxiliam no apoio à legislação na área médica e à informação técnica. Mais tarde, tudo isso será integrado em um Sistema de Gerenciamento Tecnológico global planejado.

 

Laboratórios Shiseido de Pesquisa das Ciências da Vida

A visão global da Shiseido em relação à beleza e à saúde sempre foi única no setor de cosméticos. Foi com a criação do Laboratório de Pesquisas de Ciências da Vida em Yokohama, no entanto, que a empresa mostrou seu compromisso com a pesquisa do corpo humano como um todo, incluindo o cérebro e o sistema nervoso. Aqui, o trabalho está focado nos mecanismos que controlam e protegem o corpo, utilizando estudos multilaterais baseados na biologia molecular e celular, bioquímica, farmacologia e imunologia.

 

Centro de Pesquisas de Biologia Cutânea de Harvard/MGH

Em 1989, juntamente com a Universidade de Harvard, a Shiseido fundou o Centro de Pesquisas de Biologia Cutânea de Harvard / MGH no Hospital Geral de Massachusetts (Boston) e iniciou pesquisas em larga escala dois anos mais tarde. Ultrapassando os domínios da medicina atual no tratamento de doenças, este centro funciona como um complexo acadêmico-industrial focado na ciência da saúde humana e promove pesquisas interdisciplinares básicas em áreas como o mecanismo de envelhecimento da pele. Com a participação dos membros da Escola de Medicina de Harvard assim como dos maiores especialistas em biologia, citologia, imunologia e biologia molecular do mundo, cerca de 60 pesquisadores, incluindo o pessoal da Shiseido trabalham atualmente neste Centro.

 

Instituto da Ciência da Beleza

Diferentemente da pesquisa quantitativa e qualitativa realizada nos Centros de Pesquisa Shiseido, em 1953 foi criado o Instituto de Ciência da Beleza para realizar pesquisas sobre os aspectos fisiológico, psicológico e filosófico ligados aos cosméticos. O Instituto realiza estudos sobre ciência humana, ciência da beleza e moda, oferecendo contribuições singulares nesses campos.

Situado no mesmo prédio, está o Centro de Criação de Beleza da Shiseido, um local dedicado à pesquisa de vanguarda das técnicas modernas de beleza. Oferece, também, subsídios sobre cuidados com o cabelo e maquiagem, estuda mudanças de estilo e treina futuros profissionais no campo da beleza.

 

Academia Shiseido de Beleza, Moda & Arte

No prédio Gotanda da Shiseido, que também abriga o Instituto de Ciências da Beleza, SABFA, foi inaugurada em 1985 uma escola para treinar artistas de beleza e esteticistas altamente profissionais.

 

OPERAÇÕES NO EXTERIOR

O Grupo Shiseido, inclusive suas afiliadas, emprega aproximadamente 25.000 pessoas em todo o mundo. Dentre os funcionários da Shiseido no exterior, menos de 2% são de nacionalidade japonesa, o que atesta o firme compromisso da empresa em integrar-se e assimilar a cultura dos países onde atua.

A Shiseido possui fábricas em 4 continentes: América (EUA), Europa (França e Alemanha), Ásia (China e Taiwan) e Oceania (Nova Zelândia).

 

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